Página inicial > Publicações > Alunos do Campus Belém Publicam Artigo em Periódico Qualis A

Alunos do Campus Belém Publicam Artigo em Periódico Qualis A

• Publicado: Sexta, 17 de Mai de 2024, 12h11
  • Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2024, 12h11

O Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura publicou o artigo "Cancelados, revogados e incanceláveis: a cultura do cancelamento na imprensa e nas redes sociodigitais" no Periódico Linguagem em Foco, que possui Qualis A no sistema de classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Resultado de projeto de iniciação científica intitulado "O ritual e a cultura do cancelamento no Brasil: estudo qualitativo a partir de práticas discursivas na imprensa e na rede social Twitter entre 2018 e 2021" a pesquisa foi realizada no âmbito do Edital n. 05/2022 – PIBICTI com apoio institucional e financeiro, por meio de bolsas de iniciação científica de graduação e ensino médio, do Instituto Federal do Pará e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Coordenada pelo antropólogo e coordenador do NUPEC, Breno Rodrigo de Oliveira Alencar, a pesquisa foi realizada pelos estudantes, Paulo Victor da Silva Ribeiro, aluno dos cursos de Licenciatura em Letras e Especialização em Saberes, Linguagens, Oralidades e Práticas Educativas na Amazônia, e Wilma Beatriz da Cruz Alves, egressa do curso de Desenvolvimento de Sistemas integrado ao Ensino Médio, ambos dos IFPA, campus Belém.

O artigo teve como objeto o que em anos recentes ficou conhecido como a "cultura do cancelamento", expressão usada para se referir a uma forma de estigmatização social em que alguém é empurrado para fora dos círculos sociais ou profissionais devido a uma conduta considerada ofensiva pelos pares e pelo público em geral. Nele se discutem as características do cancelamento no ciberespaço a partir de pesquisa documental junto à imprensa e à rede sociodigital X entre os anos de 2018 e 2022. O objetivo foi demonstrar a presença de padrões e recorrências na prática do cancelamento contra personagens públicos sugerindo haver a existência de três tipologias principais: os cancelados, os revogados e os incanceláveis.

Este é o quinto artigo publicado pelos pesquisadores do NUPEC desde a fundação do núcleo em 2020 e de acordo com o Prof. Breno Alencar "chama atenção o fato destas publicações reunirem estudantes das mais diferentes áreas e níveis de formação, demonstrando a importância em se valorizar a integração entre as diferentes áreas de conhecimento e a verticalização das atividades de pesquisa no IFPA".

Para saber mais sobre o artigo acesse o site:https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco, ou perfil da revista Linguagem em Foco nas redes sociais (@linguagememfoco)