Página inicial > Publicações > Alunas do curso de Geografia apresentam trabalho em evento nacional

Alunas do curso de Geografia apresentam trabalho em evento nacional

• Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2024, 14h50
  • Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 14h51

Estudantes e professores (as) do curso de Licenciatura em Geografia do campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) estiveram presentes durante o VII Congresso Brasileiro de Geógrafas e Geógrafos (CBG), realizado entre os dias 7 e 12 de julho, em São Paulo (SP).

Ao todo, as alunas, sob orientação de docentes do curso de licenciatura em Geografia, apresentaram sete trabalhos científicos aprovados no evento realizado pela Associação de Geógrafos do Brasileiros (AGB).

A discente Janaína dos Santos Soares apresentou o estudo "A água como um elemento vital e cultural: uma perspectiva além dos recursos naturais na Ilha de Cotijuba, Belém (PA)”.

Marcilene Furtado Dias Rodrigues apresentou "Histórico de Segregação e desigualdade social: um estudo de caso no Bairro do Guamá em Belém (PA)”.

O trabalho "Amazônia paraense: uma análise dos conflitos por água ocasionados pela construção da Hidrelétrica de Belo Monte (PA) foi apresentado Abimael Nonato de Souza e Maria Scarlatt Serra Duarte.

Crisci Ferreira dos Santos apresentou o travalho "Dispositivos punitivos na arquitetura hostil de Belém: uma perspectiva crítica sobre controle urbano".

Samia Santa Brígida Nogueira apresentou a produção acadêmica "A importância de estratégias adaptativas no ensino de geografia no pós pandemia: um estudo de caso para um aluno com TEA nível 1".

Já o trabalho "Violência urbana: reflexões sobre confiança, exclusão  e segregação socioespacial na Amazônia: um estudo sobre o Bairro Terra Forme em Belém (PA) teve como autores Maellen Syane Siqueira de Souza, Samia Santa Brígida Nogueira, Lorena Cristina dos Santos Borgese Layse Paes Antunes.

A Professora drª. Shirley Capela Tozi apresentou o trabalho "Conflitos por partilha de água na Volta Grande do Rio Xingu/(PA), Amazônia".