Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Projeto Científico Transdisciplinar no IFPA Campus Belém
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Científico Transdisciplinar no IFPA Campus Belém

  • Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2024, 10h07
  • Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2024, 10h17
  • Acessos: 538

 

 

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: PRÁXIS PEDAGÓGICAS

Foco no ensino, 2024.2
Coordenação: prof. Dr. Haroldo Bentes e equipe multidisciplinar

Dentro das iniciativas do Projeto Científico Transdisciplinar no IFPA Campus Belém, na área do ensino superior, curso de Licenciatura em Química, disciplina - Educação em Diretos Humanos, Diversidades, Cidadania e Inclusão e Práticas Pedagógicas, que tem como objetivo geral: desenvolver estudos sobre o processo histórico dos direitos humanos, e a relação com a Educação nos diferentes níveis, áreas de conhecimento, com ênfase na práxis inicial de professores.

Nesse contexto, estão em andamento, AS AÇÕES PEDAGÓGICAS dos licenciandos (as) que objetivam: problematizar as bases históricas e conceituais dos direitos humanos na educação, na educação formal e não formal. Estas atividades estão ocorrendo dentro do IFPA Campus Belém, no Ensino Médio Integrado, e nas escolas públicas estadual, no município de Belém e distritos próximos.

Os licenciandos de Química, planejaram ações tendo como núcleo gerador da disciplina os direitos Humanos na Educação, com temáticas: diversidades, inclusão, exclusão, cidadania, democracia, práticas pedagógicas. Na etapa seguinte, de arquitetura pedagógico-metodológica; e didático-operativa em termos de acompanhamento e recursos tecnológicos, os futuros professoes estão executando as ações nas unidades escolares públicas, com públicos diversos, médio integrado, regular e na modalidade de Jovens e Adultos (EJA). Em termos operacionais: agendamento prévio com as unidades escolares, carta com pedido de acesso e acompanhamento da equipe nas unidades das ações.

Na altura do planejameto estratégico, as fases a seguir: a) apresentar os dados coletados com os alunos (as) nas escolas públicas; b) rganizar e sistematizar as bases de dados, processando as temáticas mais recorrentes e significativas; c) apresentar os resultados na disciplina ministrada pelo prof. Dr. Haroldo Bentes – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Na última fase os licenciandos construirão suas produções de natureza científica, receberão a nota/conceito da 2ª. avaliação bimestral na disciplina, e submeterão suas produções acadêmico-científicas na 10ª. Semana Técnico- Científica do IFPA CAMPUS BELÉM (SETECI-2024).

No último dia 02/09/2024, a ação pedagógica foi na Escola Estadual Paulino de Brito com alunos (as da EJA. Os licenciandos de Química executaram o Tema: DIREITOS HUMANOS NA EJA: INCLUSÃO E CIDADANIA. Vejamos os depoimentos: “Vivenciar o primeiro momento em sala de aula como professor em formação com os alunos da EJA foi um grande desafio, com muitos aprendizados” (Élcio Luciano dos Santos Ferreira); e “[...] fiz essa atividade prática de extensão com o meu filho de 4 meses, eu confesso que não foi fácil, porém, com força de vontade e motivação para obter uma formação adequada na formação de professores” (Aline Borges de Souza).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->