Webinário Internacional: “Antropología histórica y epistemologías decoloniales: diálogos entre Brasil y España"
A disciplina Antropologia Histórica, do Curso de Licenciatura em História do IFPA – Campus Belém, promove um webinário internacional em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Educação e Cibercultura (NUPEC/IFPA), o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Cultura, Educação e Política (GICEP/CNPq) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA).
O evento será realizado no dia 19 de dezembro de 2025 (sexta-feira), das 10h às 12h (horário de Belém), com transmissão ao vivo pelo canal do NUPEC no YouTube, via StreamYard.
A programação contará com conferência da Profa. Dra. Sara Martín Gutiérrez, da Universitat de les Illes Balears (Espanha), além de apresentações de trabalhos de estudantes da disciplina, em formato de comunicações com duração de até 10 minutos. O webinário visa valorizar a produção acadêmica discente e fomentar o diálogo internacional entre Brasil e Espanha no campo da antropologia histórica e das epistemologias decoloniais.
O webinário contribui para o fortalecimento do IFPA – Campus Belém ao ampliar sua visibilidade acadêmica e sua inserção em redes internacionais de pesquisa, promovendo a internacionalização das ações de ensino e pesquisa por meio do diálogo Brasil–Espanha nos campos da antropologia histórica e das epistemologias decoloniais.
Para os estudantes, a atividade qualifica a formação acadêmica ao possibilitar o contato com debates contemporâneos mediados por pesquisadora estrangeira, estimular a escuta crítica, a participação em evento científico e valorizar a produção discente, por meio da apresentação de trabalhos e da perspectiva de publicação em livro.
Do ponto de vista institucional e comunitário, a iniciativa consolida a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo as ações integradas do NUPEC e do GICEP, ampliando a cultura acadêmica no campus e promovendo a difusão de conhecimento qualificado para públicos internos e externos, por meio de transmissão aberta.
Haverá emissão de certificados para participantes e apresentadores.
Coordenação:
Prof. Dr. Breno Alencar
Profa. Dra. Patrícia Norat Guilhon
Redes Sociais