Página inicial > Publicações > Alunos do IFPA Campus Belém participam de Torneio Virtual de Química

Alunos do IFPA Campus Belém participam de Torneio Virtual de Química

• Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 09h18
  • Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 16h18

Os alunos Victor Matheus Bezerra da Silva, Alessandro Negrão Rodrigues e Guilherme Cauã Rodrigues da Silva, do curso Técnico em Química do IFPA Campus Belém,  participaram da 3ª e última fase do Torneio Virtual de Química (TVQ), realizado no último sábado (30/11). A competição tem como objetivo fomentar o interesse e o estudo da Química, visando um estreitamento na relação entre alunos e professores e os incentivos ao trabalho em equipe, ao estudo de excelência e à ampliação da capacidade de pesquisa dos participantes

O evento é promovido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, em Belém, tem coordenação do professor Rogilson Porfírio.

Saiba mais sobre o TVQ: O Torneio é realizado em três etapas. As duas primeiras fases são constituídas por questões que abordam assuntos em geral pouco triviais ao ensino médio, podendo ser realizadas em grupos de até três alunos, como um estímulo à consulta à literatura e à discussão com professores.

A 1ª Fase, normalmente, tem duração de três semanas, e as equipes que obtiverem melhores resultados estarão automaticamente inscritas na 2ª Fase, que envolve a resolução de questões discursivas.

As equipes que obtiverem melhor resultado nas etapas à distância são então convidadas a participar do exame presencial (3ª Fase), que deverá ser resolvido individualmente por cada participante. Esta etapa focará conteúdos contidos no currículo básico do ensino médio, além de desenvolvimentos dos tópicos adicionais abordados nas duas fases inicias.

Este foco é justificado pela dependência exclusiva do conhecimento de cada participante, que não terá acesso a fontes de pesquisa e à discussão com os seus colegas de grupo. A premiação se dará exclusivamente com base na nota obtida por cada aluno nesta fase.

Por fim, a cerimônia de encerramento terá como objetivo premiar os estudantes que obtiverem melhor desempenho ao longo do torneio. Os estudantes destacados serão premiados com medalhas e materiais que auxiliem e incentivem sua vida acadêmica. Todos os participantes presentes na fase final receberão certificados de participação.