Página inicial > Publicações > Café com Letras: evento reuniu escritores e dezenas de alunos no Campus Belém

Café com Letras: evento reuniu escritores e dezenas de alunos no Campus Belém

• Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 19h01
  • Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 15h46

“A Literatura na Amazônia vive sim, e nós estamos aqui! ”, esse foi o tema do evento “Café com Letras”, realizado na tarde desta quinta-feira, 05 de março, pelos alunos da turma do 4º semestre do curso de Licenciatura em Letras, no auditório do IFPA Campus Belém. O evento contou com a participação de grandes escritores paraenses como Alfredo Garcia, Juraci Siqueira, Paulo Nunes e Salomão Laredo, que dialogaram sobre a literatura amazônica, os desafios e perspectivas.

De acordo com a professora do curso Nellihany Soares, o evento nasceu como culminância da disciplina Literatura na Amazônia, no qual é ministrada por ela, fazendo parte do processo de avaliação dos alunos e tendo como objetivo o estimulo da leitura e promoção da literatura produzida na Amazônia. “O evento está aqui para despertar o interesse pela leitura e pela literatura, não só dos nossos alunos de licenciatura, mas de todos os alunos do IFPA Campus Belém e o público externo, já que foi um evento aberto ao público. Nós temos escritores paraenses mestres na arte de escrever, porém ainda são pouco lidos e conhecidos pelos leitores, então um dos nossos objetivos é trazer o público para esse momento de conversa em que a literatura e os trabalhos dos escritores acabem tocando no coração e no interesse de todos”, destaca a professora.

Segundo a professora do curso Erica Nascimento, o evento foi uma forma de aproximar os alunos dos escritores. “O evento foi uma forma de fazer esse intercâmbio entre os alunos e os escritores. É importante para que os alunos conheçam, para que se sintam mais próximos, para dizer por exemplo “Eu conheci o autor”, “Tenho uma foto com o autor de Literatura Amazônica”, além de conhecer a temática que é muito importante. Quem sabe podemos fazer um próximo evento com ênfase na linguística desses escritores", declara Erica.

Para David Santos, 24 anos, aluno do 4º semestre do curso de Licenciatura em Letras, é importante conhecer outros tipos de literatura, novos escritores e suas obras. “A importância de trazer esses escritores para o evento é para quebrar um pouco essa obrigação de sempre só ressaltar a literatura cânone, só os clássicos, a fim de que possamos conhecer e valorizar mais os nossos escritores e não perdermos a nossa essência”, ressalta o aluno.

O evento finalizou com apresentação da peça “Encantarias das Águas”, encenada pelo grupo “IFPA em Cena”, projeto de extensão coordenado pela professora Rosineide Loureiro e composta por alunos do IFPA Campus Belém.

Você sabia?

Cânones são obras clássicas que conseguiram alcançar uma posição na história permanecer no tempo, deixando marcas tanto pelo seu valor estético quanto pelo poder simbólico de suas temáticas, assim se tornando digno de ser estudado, temos como exemplos alguns escritores consideradas os cânones da tradição literária brasileira como: Machado de Assis, José de Alencar, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Castro Alves entre outros, possuem posições privilegiadas por serem autores de obras consideradas as mais representativas da tradição literária e, portanto, cânones da literatura brasileira. No entanto, há bastante controvérsias quanto aos os critérios de eleição para que uma obra e escritores sejam considerados cânones.