Página inicial > Publicações > Egresso do Campus Belém é destaque em publicação internacional

Egresso do Campus Belém é destaque em publicação internacional

• Publicado: Quinta, 02 de Julho de 2020, 11h03
  • Última atualização em Quinta, 02 de Julho de 2020, 11h19

Renan Patrick da Penha Valente, ex-aluno do curso de Licenciatura em Química do IFPA Campus Belém, é autor de artigo publicado na Nature, revista científica interdisciplinar britânica, classificada como a revista científica mais citada do mundo.

O artigo “Using Accelerated Molecular Dynamics Simulation to elucidate the effects of the T198F mutation on the molecular flexibility of the West Nile virus envelope protein” (https://www.nature.com/articles/s41598-020-66344-8) é resultado de pesquisa realizada no Instituto Evandro Chagas (IEC), orientado pelo professor João Vianez, por meio de parceria de pesquisa firmada com o Laboratório de Química Computacional (LQC) do IFPA Campus Belém, coordenado pelo professor Ricardo Miranda, no período de 2017 e 2018. O trabalhou utilizou o Virus do Nilo Ocidental, causador da Febre do Nilo Ocidental (FNO). Trata-se de uma infecção causada por um arbovírus (mosquito), assim como Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre do Mayaro.

A trajetória de Renan Valente como pesquisador começou quando ele ainda era aluno do IFPA Campus Belém, entre 2015 e 2018. Realizou a pesquisa “Combinação de Espectroscopia de RMN, IV e UV-VIS in silico e QSAR 3D para análogos ao LP10, agentes inibidores do protozoário Trypanosoma cruzi”, no LQC, onde era bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação (PIBICTI) do IFPA.

Também foi coautor do artigo intitulado “Molecular description of α-keto-based inhibitors of cruzain with activity against Chagas disease combining 3D-QSAR studies and molecular dynamics” (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/cbdd.13313), publicado no ano de 2018, na revista Chemical Biology & Drug Design. O trabalho foi resultado da pesquisa realizada pela ex-aluna Ádria P. B. Saraiva, também bolsista do PIBICTI do IFPA Campus Belém.

Além das publicações citadas, Renan participou de eventos como o VIII Seminário de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação, em 2016, com o trabalho “Aspectos biológicos de derivados peptídicos por meio da observação de orbitais de fronteira e mapas de potencial eletrostático molecular (MEP)”, e o II Encontro Científico e de Desenvolvimento Tecnológico do IFPA – Campus Belém (II ECIDETEC), em 2017, com o trabalho “Investigação, in silico, da interação entre derivados peptídicos inibidores da cruzaína no combate à doença de chagas”.