Página inicial > Publicações > Projeto do IFPA Campus Belém é destaque em evento internacional

Projeto do IFPA Campus Belém é destaque em evento internacional

• Publicado: Quarta, 16 de Setembro de 2020, 10h46
  • Última atualização em Quarta, 16 de Setembro de 2020, 11h55
  • Acessos: 2032

“A gamificação na formação de professores de matemática na perspectiva de uma educação antirracista”, projeto coordenado pela professora Helena Rocha, no IFPA Campus Belém, será apresentado no Seminário Matemática Educativa en Comunidad, na próxima sexta-feira (18/9), às 17 horas (horário de Brasília).

O evento, transmitido pela plataforma Zoom, é organizado pela Juventud Clame, grupo de jovens latinoamericanos estudantes ou graduados de graduação ou pós-graduação em Matemática Educacional ou afins. Além da participação do IFPA, o Seminário contará com a presença de representantes do México e Chile.

A professora Helena Rocha apresentará a experiência na disciplina Educação para Relações Etnicorraciais (ERER), que fez uma relação entre diversidade etnicorracial, afrofuturismo e saberes específicos da formação de professores em matemática. Por meio de cinco tecnologias educacionais (Mancala Fracionário, Roleta Dynamis, Tabuleiro Africano, Tabuleiro Algébrico e Shisima), foi possível fazer a transposição didática por meio de gamificação.

O material foi produzido por 21 alunos, com apoio do Núcleo de Difusão de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (NDPTI), coordenado por Ivo Paes. “Os resultados apontam que a transposição didática na construção de produtos educacionais afrofuturistas, aliada à gamificação, é uma ferramenta que possibilita a inovação na formação de professores de matemática”, explicou a professora Helena Rocha.

Para participar do evento, clique AQUI

Clique AQUI e saiba mais sobre cada tecnologia educacional.