Página inicial > Publicações > IFPA Campus Belém lança processo seletivo para Mestrado em Engenharia de Materiais

• Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 13h23
  • Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 16h03

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Campus Belém, torna público o Edital para o ingresso de alunos regulares no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais - PPGEMAT, em nível de mestrado profissional (Stricto Sensu) para o segundo período de 2020. O curso tem duração de 24 meses e é aprovado por meio das resoluções nº 024/2013 e nº120/2016 do CONSUP, homologado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -  CAPES, por meio da resolução nº 541/2016.

Estão sendo ofertadas até 20 vagas, distribuídas em uma única área de concentração: Caracterização, Processamento e Aplicação de Materiais, abrangendo as linhas de pesquisa em Materiais Metálicos e Materiais Não Metálicos. As vagas oferecidas são limitadas às possibilidades de efetiva orientação por parte do corpo docente do PPGEMAT/IFPA, conforme constam no ANEXO II do Edital.

Das vagas ofertadas 20% serão disponibilizadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências, sendo 4 vagas referentes aos candidatos aprovados com as melhores pontuações, respeitando os limites disponibilizados para cada professor, conforme ANEXO II do edital.

COMO SE INSCREVER?

Para se inscrever não há taxa de inscrição, mas é obrigatório ter Diploma de Graduação Plena em Engenharia de Materiais ou áreas afins. Os alunos com conclusão da graduação no 2º semestre de 2020 poderão se inscrever com atestado de conclusão, emitido pela instituição de origem. É definido como áreas afins os cursos de graduação plena que tenham na sua grade curricular as disciplinas: Cálculo e Física.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do programa (https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=2114), a partir de 00h do dia 16/10/2020 até as 23h59 do dia 03/11/2020.  O candidato deverá encaminhar a documentação descrita no item 4.1, subitem 4.1.1 e alíneas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., obedecendo às datas do calendário do processo seletivo estabelecidas no ANEXO I do edital.

O PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção dos candidatos com inscrições homologadas será conduzida através de processo seletivo único, coordenado pela Comissão do Processo Seletivo composta por membros aprovados no Colegiado do Programa e será constituída de 1 única fase, a Análise do currículo, sendo analisados o Histórico Escolar e o Curriculum Lattes.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

O Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais - PPGEMAT  do IFPA Campus Belém foi o primeiro Mestrado Profissional na Área, não apenas no IFPA mas no Estado do Pará a ser implementado. Teve seu início em 2016 com o ingresso de sua primeira turma, houve o primeiro processo seletivo para o preenchimento de 15 vagas.

Corpo docente do programa Corpo docente do programa

“Desde que o curso foi criando já foram defendidas, até o final de 2019, 17 dissertações de mestrado. Neste período, os egressos do PPGEMAT têm se destacado como alunos de doutorado em Programas de Pós Graduação diversos, se fixando na região como docentes em instituições de ensino. Além de estarem trabalhando em grandes empresas estatais e privadas, atuantes na região amazônica, apresentam em seu quadro de gestores profissionais egressos do PPGEMAT-IFPA. Estes resultados mostram, claramente, a importância do referido Programa de Pós-Graduação para a região”, destaca a professora Patrícia Teresa Souza da Luz, atual coordenadora do curso.

Corpo docente do programa Corpo docente do programa

O programa tem como objetivos: Qualificar pessoal, estimular a busca de novos conhecimentos e promover pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, realçando o aspecto das aplicações, de acordo com os conceitos da pós-graduação stricto sensu do País. Em particular, o Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais, com uma única área de concentração: Caracterização, Processamento e Aplicação de Materiais, destinado a qualificar diplomados em cursos de graduação plena para obtenção do grau de Mestre.

Inscreva-se! Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do programa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Corpo docente do curso e alunos

Da esquerda para direita, a coordenadora do programa,  aluna e professor do curso

Dia 21 de Outubro de 2020