Página inicial > Publicações > IFPA lança edital que selecionará estudantes para o fornecimento de chip e pacotes de dados de internet

• Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 15h41
  • Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 15h51

O IFPA Campus Belém, por meio da Divisão de Qualidade de Vida e Assistência Social – DQVAS informa aos seus alunos que o Instituto Federal do Pará aderiu ao Projeto Alunos Conectados, e lançou o Edital nº 07/2020, que selecionará estudantes para o fornecimento de chip/pacotes de dados de internet para o desenvolvimento de atividades acadêmicas remotas e em apoio aos estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica frente à pandemia de Covid-19.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sob a coordenação da Secretaria de Educação Superior (SESU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC).

Serão selecionados pelo edital nº 7/2020, publicado pela Reitoria, os estudantes matriculados em cursos presenciais técnicos e de nível superior no IFPA, com renda bruta de até meio salário mínimo, que estejam desenvolvendo atividades acadêmicas remotas e residam em região com disponibilidade de cobertura das operadoras Claro ou Oi conforme CEP informado pelo estudante.

O Projeto Alunos Conectados é um auxílio que pode ser acumulado com outras modalidades de assistência estudantil e nada impede que mais de um membro da família possa ser contemplado. Cabe ao estudante ficar atento às regras do edital, aos prazos e procedimentos estabelecidos pelo Edital. Todos os comunicados serão efetuados via e-mail ou pelo site do IFPA.

Para se inscrever, os estudantes precisam aderir ou fazer a adesão ao Cadastro Único. Após a adesão, basta acessar o Sigaa (www.sigaa.ifpa.edu.br), clicar em “Entrar no Sistema” e acessar com as credenciais de acesso (matrícula). Em “Portal do Discente”, acessar o menu “Alunos Conectados” e depois “Solicitar adesão ao Projeto”, informar a operadora que possui cobertura local (Oi ou Claro), o CEP do local de acesso e anexar a documentação comprobatória em formato pdf em arquivo único. Feito o envio da documentação, o aluno em em seguida deve concordar com os termos e condições do Projeto e depois clicar em “Solicitar”. Para realizar todo este processo é necessário o RG e CPF do estudante, se for casado é preciso apresentar a certidão de casamento ou declaração de união estável. Deve apresentar a Declaração de Residência ou o comprovante de endereço (conta de água ou luz em nome de um dos membros da família), o Quadro de Composição Familiar e comprovante de renda atualizado de todos os membros da família maiores de 18 anos.

Os estudantes que já passaram por análise socioeconômica em 2020, nos editais do Campus Belém (Edital do Auxílio Digital e Auxílio Permanência) e tiveram a inscrição ao auxílio deferida não precisam anexar toda a documentação novamente, deve apenas incorporar a “Declaração de participação em seleção de assistência estudantil em 2020”. Os alunos calouros não podem participar neste momento, pois um dos critérios de seleção é alunos que estejam em aula remota.

LEIA O EDITAL AQUI