Página inicial > Publicações > Curso de Engenharia de Controle e Automação do Campus Belém é destaque no ENADE e IDD com Nota 4

• Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 21h30
  • Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 22h47

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta última terça-feira (20/10) os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes realizado no ano passado, o Enade 2019. Alunos de todo Brasil que estavam concluindo seus cursos em 23 áreas de bacharelado e seis de tecnologia, entre eles os alunos do curso de Engenharia e Controle de Automação do IFPA Campus Belém, fizeram a prova.

Os resultados das provas geraram para cada curso dois índices de avaliação: o conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). Ambos os indicadores variam de 1 a 5, e o curso de Engenharia e Controle de Automação do IFPA Campus Belém obteve nota 4 nos dois.

O que é o Enade e o que ele mede?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos processos avaliativos que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O que diz o IFPA?

Segundo Betiane Cavalcanti, procuradora educacional institucional (Pró-Reitoria de Ensino do IFPA), o processo de divulgação desse ano foi dividido em 2 etapas. “Este ano, o processo de divulgação dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes a 2019 foi dividido em duas etapas, com o objetivo de conceder acesso de tais resultados à sociedade de maneira mais célere, à medida que as bases de dados necessárias a cada cálculo se tornam disponíveis. A divulgação da segunda etapa com os indicadores CPC e do IGC está prevista para acontecer a partir  do dia 15 de dezembro de 2020.”

De acordo com Aline M. Neri, pesquisadora institucional do IFPA, a instituição possui a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2017-PROEN, que orienta sobre a elaboração do plano de trabalho do ENADE para o curso de graduação de forma trienal, visando acompanhar de forma continua o  processo de ensino e aprendizagem e ao aperfeiçoamento da formação profissional propiciada. Não deixando apenas para as vésperas da prova esse acompanhamento.”, destaca.

Segunda Rejane de Barros Araújo, coordenadora do curso de Engenharia de Controle e Automação, é com muita alegria e esforço que toda equipe recebe a nota. “É com alegria que recebemos esse resultado. O resultado do ENADE é o fruto do trabalho de todo o corpo docente que trabalha no curso, o esforço de cada docente que confia em uma educação profissional gratuita e de qualidade. Esse ENADE representa também a dedicação de cada aluno do curso, que acreditou no IFPA, que investiu recursos financeiro, emocional, intelectual e temporal, na busca de uma formação profissional de qualidade em um curso que possui representatividade regional. A coordenação do Curso de Engenharia de Controle e Automação agradece a cada professor, aluno, técnico administrativo, DEPIC e DEN do Campus Belém que se empenharam nesse processo de avaliação. Vamos continuar trabalhando juntos e com muita dedicação para alcançar o conceito máximo e fazer do Curso de Engenharia de Controle e Automação do IFPA Campus Belém umas das referências nacionais. "Engenharia de Controle e Automação é no IFPA".

Veja o resultado dos cursos avaliados do IFPA em 2019 aqui.

Consulte as tabelas completas de todos os cursos avaliados, de todas as instituições aqui.