Página inicial > Publicações > Projeto de Astronomia do IFPA Campus Belém é premiado

Projeto de Astronomia do IFPA Campus Belém é premiado

• Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 19h27
  • Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 19h43

O Centro de Astronomia do IFPA (Cenastro) ficou em terceiro lugar, no estado do Pará, no Prêmio Quíron de Astronomia. A premiação, que acontece a cada cinco anos, é oferecida às entidades de Astronomia para estimular a produtividade no registro de observações técnicas e na realização de eventos de divulgação. A seleção é feita a partir da análise de diversos itens, como participação em olimpíadas, infraestrutura, oficinas promovidas para a comunidade, atividades de divulgação, entre outros.

Segundo o fundador e coordenador do Cenastro, professor João Paulo da Silva Alves, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho de toda uma equipe. “Desde que foi criado, em 2013, o Cenastro já contou com a colaboração de muitos alunos, de diversos cursos do Ensino Integrado e Superior, e professores. Já ganhamos mais de 20 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e organizamos várias atividades de ensino, pesquisa e extensão para a comunidade em geral”, ressaltou.

Nesses sete anos, o Cenastro vem divulgando uma das ciências mais antigas e completas: “Pelo estudo da astronomia é possível conhecer física, química, biologia, matemática. O projeto, além de divulgar a Astronomia, forma e capacita muitos estudantes para um futuro promissor na Ciência, de forma geral”, afirmou o professor João Paulo.

Apesar do apoio recebido durante esse tempo, o projeto ainda precisa enfrentar alguns desafios. “Falta maior estrutura, melhores equipamentos”, avisou o coordenador.

Para saber mais sobre o Cenastro, clique AQUI.