Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > Informe Saúde > Informe Saúde: Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Informe Saúde: Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

  • Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2020, 11h30
  • Última atualização em Quinta, 26 de Novembro de 2020, 11h30
  • Acessos: 2081

 

No dia 25 de novembro, comemorou-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi instituída pelo Decreto nº 53.988/1.964 e tem como objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e busca sensibilizar a população para a importância desse ato durante o ano inteiro.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

Entenda um pouco mais sobre a doação de sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que o substitua.

A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml.


Fonte: HEMOPA, 2020.

 

Mitos e verdades sobre doação de sangue

 

Doar pode prejudicar a saúde do doador?

MITO, após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente e, portanto, não há fraqueza. O volume de sangue coletado é baseado no peso e na altura do doador. Além disso, o organismo repõe todo o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

Só podem doar sangue maiores de idade?

MITO, adolescentes de 16 e 17 anos podem doar sangue. Fisicamente eles já estão aptos para doar sangue, desde que cumpram todos os requisitos básicos para doação, mas por serem menores de 18 anos, precisam de autorização dos pais ou responsável.

Pessoas com menos de 50 kg não podem doar?

VERDADE

Doar sangue engorda?

MITO, não engorda nem emagrece. O volume de liquido é reposto em 24 horas.

O doador não tem risco de contagio de doenças?

VERDADE, pois todo o material utilizado é descartável, não há contato com sangue de outra pessoa.

Não posso doar sangue após ter sido vacinado?

VERDADE, é recomendado levar a carteira de vacinação no dia da doação. Vacinas para hepatite B, impedem a doação por 48 horas. Já a vacina da influenza (gripe) impede a doação por quatro semanas.

O doador não vai sentir falta desse sangue no seu corpo

VERDADE, a reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.

Mulheres não pode doar sangue durante a menstruação

MITO, a perda de sangue que ocorre durante a menstruação é uma perda prevista pelo corpo da mulher e seu organismo está adaptado a fazer a reposição necessária. A candidata será avaliada em uma triagem que avaliará se o hematócrito está bom para a doação.

Doar sangue é um processo rápido, não é demorado?

VERDADE, em média, na primeira doação, do momento em que doador entra no banco de sangue até o fim de todos os procedimentos, ele gasta em torno de duas horas. Nas próximas vezes, o tempo gasto é entre 60-75 minutos.

Quem tem piercing e tatuagem não pode doar?

MITO, apenas pessoas com piercing na boca não podem doar sangue pois a boca está mais receptiva a infecções. Elas só estão aptas a doar 12 meses após a retirada. Pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e outros processos com perfuração da pele devem esperar 12 meses para voltar a doar sangue.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem doar?

VERDADE

É preciso não ingerir alcoólicos antes de doar sangue ?

VERDADE, para doar sangue é preciso que você não tenha ingerido álcool nas últimas 12 horas.

É necessário estar em jejum para doar sangue?

MITO, o doador não deve estar em jejum. Tem que estar alimentado e descansado, evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

 

Doar sangue é um ato de amor. Doe Sangue Regularmente. Tem sempre alguém precisando de você.

 

 

REFERÊNCIAS

Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue

Hemocentro PA: http://www.hemopa.pa.gov.br/site/noticias/transfusao-de-plasma-do-hemopa-atende-pacientes-da-rede-hospitalar/

Fundação Oswaldo Cruz: https://portal.fiocruz.br/noticia/mitos-e-verdades-sobre-doacao-de-sangue

Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53653-dia-nacional-do-doador-de-sangue

Fim do conteúdo da página
-->