Página inicial > Publicações > PSU Técnico Subsequente e Graduação 2021: Conheça os cursos ofertados pelo Campus Belém

• Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 11h06
  • Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2021, 11h09

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou o edital do Processo Seletivo Unificado (PSU) para ingresso nos cursos Técnicos na modalidade de oferta Subsequente, ou seja, para quem já concluiu o Ensino Médio. No total, são 880 vagas distribuídas entre os campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Avançado Vigia, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Rural de Marabá, Santarém e Tucuruí, para ingresso no 1º semestre do ano letivo de 2021, conforme o calendário acadêmico de cada campus.

No Campus Belém serão ofertadas 60 vagas distribuídas nos cursos de Eletrônica (turno tarde) e Eletrotécnica (turno noite), com as aulas tendo início em 15 de março. O curso tem duração de três anos. As inscrições são gratuitas e prosseguem até dia 7 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br/psu-tecnico-subsequente-2021

Esse ano a seleção não será por meio de prova, mas por análise do histórico escolar ou Certificado de Conclusão via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou Certificado de Conclusão de Ensino Médio com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio adquirido por meio de provas/exames pelas secretarias estaduais de educação. O candidato precisa ler com atenção o Edital (clique AQUI) e fazer sua inscrição, exclusivamente, pela internet.

Graduação - No caso dos cursos Superiores de Graduação, o IFPA irá ofertar 442 vagas, sendo 142 para Licenciatura, 140 para Bacharelado e 160 vagas para cursos de Tecnologia. O ingresso será no 1° semestre do ano letivo de 2021, nos campi de Altamira, Belém, Breves, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Industrial Marabá, Santarém e Tucuruí.

No Campus Belém, serão 18 vagas (turno da manhã) para o curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental, que tem duração de três anos. Para se inscrever, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio ou ensino equivalente, e ter CPF próprio, Documentação de identificação com foto, Boletim de Notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e uma conta de e-mail.

A seleção será feita em uma única etapa, que consiste na classificação dos candidatos pelo seu desempenho no ENEM - edições nos anos de 2017, 2018 ou 2019. Esse Processo Seletivo não contempla os alunos que realizarem o Enem de 2020, no entanto, o IFPA prevê a realização de uma seleção no meio do ano, para atender a esses estudantes.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br, no período de 20 de janeiro a 7 de fevereiro de 2021.

Saiba mais sobre os cursos:

TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - Desenvolvimento, implementação, manutenção preventiva e corretiva de circuitos, instalações elétricas e equipamentos eletroeletrônicos são alguns dos afazeres de um técnico em eletrotécnica. Este é um profissional essencial desde a geração, medição e distribuição de energia elétrica. Pode atuar na construção civil, indústrias, metalúrgicas, centrais elétricas e eólicas, termoelétricas, escritórios de projetos técnicos e residências.

A atuação do Técnico em Eletrotécnica é fundamental para que seja proporcionado o uso da eletricidade de forma segura e com confiabilidade aos usuários nos diversos ramos de atividade. O curso ofertado pelo IFPA inclui disciplinas como Eletrotécnica Básica e Aplicada, Medidas Elétricas, Máquinas Elétricas, Acionamentos e Comandos Industriais, Projetos Elétricos, Geração de Energia, Instalações Elétricas, Gerenciamento de Energia e Automação Predial.

TÉCNICO EM ELETRÔNICA - Os profissionais desta área empregam recursos da informática no desenvolvimento de projetos, manutenção e instalação de equipamentos como monitores, aparelhos de som, televisores e computadores, além de sistemas eletrônicos e de executar procedimentos de controle de qualidade de equipamentos.

O profissional da área precisa desenvolver habilidades em cálculos, raciocínio lógico, capacidade de concentração, atenção a detalhes, curiosidade e interesse por novas tecnologias. Pode atuar em escolas, órgãos públicos, indústrias, empresas de projetos elétricos, de manutenção, de instalação e montagem, em hospitais, empresas de informática, telecomunicações, emissora de rádio ou TV, em concessionárias de energia elétrica e telefonia.

TECNOLOGIA EM SANEAMENTO AMBIENTAL – O profissional da área gerencia, supervisiona e avalia a instalação e operação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de efluentes domésticos, industriais e agrícolas. Monitora e avalia sistemas de drenagem urbana e rural. Planeja, elabora e implanta campanhas de educação sanitária e ambiental. Vistoria, realiza perícia, avalia, elabora laudo e parecer técnico em sua área de formação.