Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Informe Saúde > Informe Saúde: Infecções Sexualmente Transmissíveis
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Informe Saúde: Infecções Sexualmente Transmissíveis

  • Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 21h08
  • Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 21h09
  • Acessos: 436

 

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e são transmitidas, principalmente, por meio do contatonsexual sem o uso do preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode ocorrer também de forma vertical , ou seja, através da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação e de maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. Qualquer pessoa que mantenha relação sexual sem proteção pode contrair uma IST independentemente de idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual ou religião.

Conheça os principais sinais e sintomas:
Os principais sinais e sintomas das IST são: feridas, corrimentos e verrugas anogenitais. Pode ocorrer também dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas. As IST aparecem, principalmente, no órgão genital, mas podem surgir também em outras partes do corpo (ex.: palma das mãos, olhos, língua). São alguns exemplos de IST: herpes genital, sífilis, gonorréia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

Fique atento às formas de prevenção:
É importante que se faça a observação do corpo regularmente durante a higiene pessoal a procura de algum sinal ou sintoma que seja sugestivo de IST. Ao
identificar-se alguma alteração característica, deve-se procurar o serviço de saúde, independentemente de quando foi a última relação sexual. E, quando indicado, avisar o (a) parceiro (a) sexual. Algumas IST podem não apresentar manifestações clínicas, e se não forem diagnosticadas e tratadas, podem levar a graves complicações, como infertilidade, câncer ou até morte. 

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o único método para evitar a transmissão das IST e HIV, além de evitar uma gestação não planejada. Além do uso do preservativo é interessante fazer exames regulares com o objetivo de fazer o diagnóstico e tratamento precoces. Os centros de testagem e aconselhamento do SUS realizam testagem rápida para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites virais B e C, além de profilaxia pós-exposição ao HIV. Como medida preventiva também existe a vacinação para HPV e hepatite B. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Os preservativos masculinos e femininos estão disponíveis em todas as unidades básicas do SUS;

LOCAIS PARA REALIZAÇÃO DE TESTAGEM RÁPIDA PARA HIV, SÍFILIS E
HEPATITES B e C


1. Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA BELÉM)
End: Tv. Rui Barbosa, 1059 - Reduto, Belém - PA, 66035-220
Fone: (91) 3241-7207


2. SAE/CTA ANANINDEUA
End: Av. Cláudio Sanders, 1656 - Centro, Ananindeua - PA, 67030-445
Fone: (91) 3255-9229


3. SAE/CTA MARITUBA
End: R. do Fio - Bairro Centro, Marituba - PA, 67105-290

Fim do conteúdo da página
-->