Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Informe Saúde > Informe Saúde: Agosto Dourado - Mês de Incentivo à amamentação
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Informe Saúde: Agosto Dourado - Mês de Incentivo à amamentação

  • Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 18h43
  • Última atualização em Quinta, 13 de Agosto de 2020, 17h28
  • Acessos: 852

“Ele sacia a fome e impulsiona o viver. É, naturalmente, indispensável nos primeiros momentos da existência. Assim é o leite materno: a base da vida. A recomendação mundial é de que o aleitamento deve ser exclusivo até o 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais. Afinal, amamentar é um ato de amor sem limites!” (Sociedade Brasileira de Pediatria-SBP)

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação - a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Há cerca de vinte anos, durante a primeira semana de agosto, acontecem ações no mundo todo em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade.

Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha um desenvolvimento saudável.

Sobre a importância do Aleitamento Materno, o Ministério da Saúde esclarece:

AMAMENTAR É A MANEIRA MAIS SAUDÁVEL DE ALIMENTO PARA O SEU FILHO NOS PRIMEIROS 2 ANOS DE IDADE

 

FONTE:

Sociedade Brasileira de Pediatria: https://www.sbp.com.br/especiais/agosto-dourado/

Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3022-empoderar-maes-e-pais-favorecer-a-amamentacao-hoje-e-para-o-futuro-semana-mundial-da-amamentacao-2019

Ministério da Saúde: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/campanhas/amamentacao_2016/MS_AMAMENTACAO_FOLDER_20x15.pdf

Ambulatório Médico do IFPA Campus Belém

 

 

Fim do conteúdo da página
-->