Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Informe Saúde > Informe Saúde: VACINAÇÃO CONTRA COVID NO BRASIL,Conheça as principais diferenças entre as vacinas
Início do conteúdo da página
Informe Saúde

Informe Saúde: VACINAÇÃO CONTRA COVID NO BRASIL,Conheça as principais diferenças entre as vacinas

  • Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 23h27
  • Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 23h27
  • Acessos: 1956

A vacinação da população mundial é uma aposta da comunidade médico-científica para o combate ao vírus Sars-CoV-2 que é responsável pela atual pandemia que vivemos. No Brasil, a vacinação teve inicio logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar, em 17 de janeiro, o uso da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório britânico AstraZeneca  e da vacina Coronavac desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com Instituo Butantam.  

A imunização começou respeitando os grupos prioritários. Contudo, seguimos na expctativa de que logo toda a população possa ter acesso as mesmas ou até a outras vacinas que possam vir a serem liberadas para uso no país, futuramente.

Muito embora o Brasil possua uma vasta experiência com aplicações e campanhas de vacinação, ainda existem muitas dúvidas e questionamnetos sobre os imunizantes acima citados. Dessa forma, objetivamos com essa publicação dirimir alguns deles.

1- Qual a principal diferença entre as vacinas?

A tecnologia para produção das vacinas se diferenciam da seguinte forma:

Vacina Oxford/AstraZeneca : Vírus recombinante – É quando uma sequência de nucleotídeo é inserida no genoma de um vírus que foi manipulado geneticamente, tornando-o defectivo para replicação. Podemos citar como exemplos: adenovírus, influenza e MVA. Estes vírus têm a capacidade de invadir as células hospedeiras, expressar suas proteínas, incluindo a do Sars-CoV-2 que está codificada no seu genoma, porém não replica, e, portanto, não infectam novas células enão se dissemina em nosso organismo.

Vacinacoronavac– Sinovac/ Butantam: Vírus inativado – Estas vacinas utilizam particuladas virais inativadas pelo o calor ou processos químicos. Todos os componentes virais associados com adjuvantes imunológicos são usados na formulação vacinal que, normalmente, induz altos níveis de anticorpos.

2 - Existe algum risco de desenvolver a Covid-19 (ou contrair o vírus SARS-CoV-2) ao tomar a vacina?

Não, trata-se de uma vacina recombinante e uma inativada. Dessa forma nenhuma delas podem desenvolver a doença.

3 - Estarei totalmente protegido após receber a vacina?

 A vacinação poderá diminuir o risco de uma pessoa ter a doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). Entretanto, nenhuma vacina é completamente eficaz. Além disso, necessita-se de algumas semanas para que seja obtida uma resposta imune adequada. Em conclusão, algumas pessoas podem ainda ter a doença ou a infecção mesmo tendo sido vacinadas, mas poderão ter uma forma menos grave da doença em função desta vacinação.

4 - Quem já teve covid 19 deve tomar a vacina?

Sim, toda a população apta à vacinação deverá receber uma das doses. Independente de já ter tido a infecção ou não.

5 - Pessoas com doenças como diabetes poderão ser vacinadas?

Sim, a principal contraindicação a vacinação são pessoas que possuam alergias severas a algum componente das mesmas. Na dúvida converse com seu médico.

6 - Qual intervalo ideal entre as doses das vacinas COVID-19?

Para a vacina Coronavac é preconizado que a segunda dose seja administrada entre duas a quatro semanas após a primeira dose. Para a vacina Oxford-AstraZeneca este intervalo é de quatro a doze semanas, sendo verificado nos estudos que quando a segunda dose é administrada em um período mais longo a resposta imunológica parece ser melhor.

7 - Gestantes e lactantes podem vacinar?

A segurança e eficácia das vacinas não foram avaliadas gestantes, no entanto estudos em animais não demonstraram risco de malformações. Para as mulheres pertencentes ao grupo de risco e nestas condições, a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a mulher e seu médico prescritor.

Em relação às lactantes, embora também não haja estudos nessa população, é improvável que haja algum problema na utilização de vacinas inativadas da COVID-19 em mulheres que estejam amamentando. A SBP preconiza a vacinação de mulheres que estejam amamentando.

8 - As novas variantes do SARS-CoV-2 são cobertas pelas vacinas?

 Pelo conhecimento atual, é provável que sim, pois não deve ocorrer interferência da resposta vacinal com estas novas variantes que circulam. Entretanto, é preciso uma vigilância epidemiológica atenta para se detectar novas mutações e realizar uma adequada avaliação.

9 - Posso começar a vacinação com um tipo de vacina e na segunda dose fazer de um outro fabricante?

Não. A orientação é que o esquema vacinal seja continuado com o mesmo fabricante, já que não dispomos de dados de intercambialidade entre os diferentes produtos.

10 - Crianças e adolescentes podem ser vacinados?

Os estudos de licenciamento das vacinas COVID-19 não incluíram crianças num primeiro momento. Diferente de outras viroses respiratórias a COVID-19 raramente leva a casos graves em crianças. Estudos, já em andamento, verificarão a segurança e a eficácia dessas vacinas em crianças e adolescentes.

11 - A ingestão de álcool pode comprometer a eficácia das vacinas?

 O consumo de álcool em excesso ou de uso crônico pode ser imunodepressor e deixar os indivíduos mais vulneráveis às infecções. O consumo moderado não interfere na resposta vacinal, porém a vacinação é considerada uma importante oportunidade para incentivar comportamentos positivos em relação à saúde da população.

Abaixo, seguem os links das bulas dos dois imunizantes. Neles você poderá receber maiores informações:

https://docs.google.com/gview?url=https://midias.agazeta.com.br/2021/01/27/0891ybo2q4o5.pdf&embedded=true

https://vacinacovid.butantan.gov.br/assets/arquivos/Bulas_Anvisa/2021.01.22%20-%20Bula%20paciente.pdf

É importante salientar que as duas vacinas autorizadas para uso emergencial no Brasil são seguras e apresentaram uma boa resposta em combate ao coronavírus, desta forma a vacinação de uma alta porcentagem da população é de extrema importância para que, em breve, a pandemia possa ser superada.

 

 FONTES

Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/coronavirus/perguntas-e-respostas?search_api_views_fulltext=&field_assuntos=16034&/perguntas_e_respostas/especial%20vacina/todos/todos/coronav%C3%ADrus

Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/vacinascovid19

Instituto Butantam: https://exposicaocovid19.sbi.org.br/vacinas/

Instituto  Butantam: https://vacinacovid.butantan.gov.br/perguntas-e-respostas

Sociedade Brasileira de pediatria: pediatria: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22908f-GPA-Vacinas_COVID19_-_Atualizacao.pdf

Sociedade Brasileira de pediatria:https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22909c-GPA-Duvidas_sobre_Vacinas_COVID19.pdf

 

Fim do conteúdo da página
-->