Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais - PPGMAT
CORPO DOCENTE | CALENDÁRIO ACADÊMICO| CONTATO| FORMULÁRIOS |
DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS | PRODUÇÃO ACADÊMICA| PROCESSO SELETIVO
|LINKS DE INTERESSE | DISCENTES MATRICULADOS |DISCENTES EGRESSOS |
APRESENTAÇÃO
O Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais foi submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no ano de 2014, tendo obtido aprovação em 2015. Em 2016, com a estruturação do Curso, iniciou-se a oferta da primeira turma de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais. O curso é reconhecido e recomendados com nota inicial (nota 3) na avaliação da CAPES.
O Mestrado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.
O curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais tem como objetivo principal contribuir com o setor produtivo regional, nacional e internacional, no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas, organizações e instituições, sejam elas públicas ou privadas. O curso também atua na formação de recursos humanos em ensino e pesquisa, incentivando a pesquisa científica e tecnológica, e gerando conhecimento, dentro de um contexto inovador, de reconhecido mérito acadêmico. A formação de recursos humanos especializados em ensino e pesquisa incentiva a capacidade de inclusão social na sociedade, contribuindo para a inserção crescente do país no ambiente globalizado da inovação e do desenvolvimento tecnológicos.
Trata-se do nível mais elevado da educação profissional, e, portanto, comprometido com a educação contínua e com o prosseguimento dos ensinamentos, desde o nível básico até a pós-graduação, atingindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa inovadora, científica e tecnológica.
A modalidade do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais apresenta uma estrutura curricular que enfatize a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional. Para isto, o quadro docente é constituído de profissionais reconhecidos em suas áreas de conhecimento por sua qualificação e atuação destacada em campo pertinente às engenharias.
O Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais abrange uma ÁREA DE CONCENTRAÇÃO, e está subdivido em duas LINHAS DE PESQUISA:
› MATERIAIS METÁLICOS
CARACTERIZAÇÃO, PROCESSAMENTO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS- Essa linha de pesquisa tem como objetivos desenvolvimento e caracterização de materiais metálicos, com propriedades inovadoras visando aplicações alternativas. Pesquisas em solidificação de metais e ligas, corrosão, desgaste, tratamentos térmicos, engenharia de superfície, processamento e caracterização microestrutural e mecânica. Nesta linha de pesquisa serão desenvolvidos estudos e projetos de pesquisa relacionados ao processamento dos materiais, procurando identificar a correlação entre as características microestruturais e os ensaios mecânico.
› MATERIAIS NÃO METÁLICOS
CARACTERIZAÇÃO, PROCESSAMENTO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS- Esta linha de pesquisa serão desenvolvidos estudos e projetos de pesquisa relacionados a otimização e desenvolvimento de técnicas referentes à síntese e processamento de materiais cerâmicos e compósitos. Caracterização e estudo da aplicação de produtos cerâmicos voltados à construção civil, refratários, revestimentos cerâmicos e materiais aplicados ao meio ambiente. Nesta linha de pesquisa serão desenvolvidos estudos e projetos de pesquisa relacionados ao processamento dos materiais e ensaios mecânico, procurando identificar a sua correlação com as características microestruturais e mecânicas.
O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos.
O curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais exige que o acompanhamento e a avaliação sejam feitos com base em critérios diferenciados, definidos pelas áreas de avaliação e realizados por docentes específicos de cada linha de pesquisa.
Para garantir a qualidade do Mestrado Profissional em Engenharia de Materiais, critérios operacionais e normas são necessários para dirigir e controlar sua implantação e desenvolvimento. A autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado profissional são obtidos a partir dos resultados do acompanhamento e da avaliação conduzidos pela CAPES de acordo com as exigências previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002.
Redes Sociais