Página inicial > Publicações > Artigos de professores e egressa do IFPA Campus Belém são destaque em publicações internacionais

• Publicado: Quinta, 01 de Abril de 2021, 10h00
  • Última atualização em Quinta, 01 de Abril de 2021, 13h54
  • Acessos: 2043

A urbanização desigual em Belém e a diversidade sexual na prática docente foram os temas abordados por professores e egressa do IFPA Campus Belém em publicações franco-brasileiras. O professor Tiago Veloso dos Santos, do curso de Licenciatura em Geografia, foi o autor de “Ajuste espacial e urbanização desigual: involução industrial e metropolização terciária em Belém”, artigo publicado na Revista Franco-Brasileira de Geografia. Já as professoras Natália Cavalcanti e Kirla Anderson Ferreira, em coautoria com a egressa de Pedagogia Natasha Nogueira, publicaram o artigo "Pratiques Enseignantes et Diversité Sexuelle dans le cadre de l’Éducation Professionnelle et Technologique à l'IFPA - Campus de Belém", na Colelânea Franco-Brasileira Sexe, Sexualité et Genre dans l’Enseignement Professionnel au Brésil et en Fance.

O material foi divulgado em março, comprovando que a produção do corpo docente do Campus Belém continua intensa, mesmo em tempos de pandemia. Ou seja, além do empenho às aulas remotas, os professores se dedicam à pesquisa, o que resulta, em muitos casos, em artigos como esses recém-publicados.

Urbanização - "Ajuste espacial e urbanização desigual: involução industrial e metropolização terciária em Belém" foi publicado na edição n. 49 da Revista Franco-Brasileira de Geografia, qualificada como A2.

O artigo é derivado das pesquisas desenvolvidas pelo professor Tiago Veloso dos Santos, em colaboração com o grupo de estudos e pesquisa sobre “Urbanodiversidade e ordenamento territorial na Amazônia brasileira”, no qual atua como vice-líder. E também compõe o dossiê "Geografia regional II", organizado pelo professor Eudes Leopoldo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

O texto mostra que a difusão da urbanização pelo território na segunda metade do século XX foi o processo definidor da organização socioespacial brasileira no período. Segundo o autor, “na Amazônia brasileira, os processos de integração que foram vetores da urbanização regional, provocaram um ajuste espacial que incidiu diretamente em uma das suas principais cidades, Belém, na qual a produção social do espaço urbano se viabilizou a partir da desestruturação do setor industrial urbano-regional até então existente”.

Dentre os objetivos do artigo, estão o reconhecimento da resultante deste processo, a ausência de um setor econômico capaz de orientar a acumulação de tipo urbano-industrial característica de outras regiões brasileiras, tornando a cidade cada vez mais dependente de uma organização baseada no setor terciário da nascente economia metropolitana.

Clique AQUI e acesse o artigo.

Diversidade - As pesquisadoras do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Educação, Cultura e Política do IFPA (GICEP-IFPA-CNPq) Natália Cavalcanti e Kirla Anderson Ferreira, em co-autoria com a egressa de pedagogia Natasha Nogueira, publicaram o artigo “Pratiques Enseignantes et Diversité Sexuelle dans le cadre de l’Éducation Professionnelle et Technologique à l'IFPA -Campus de Belém na colelânea franco-brasileira "Sexe, Sexualité et Genre dans l’Enseignement Professionnel au Brésil et en France", pela Editora L’Harmattan e organizada por Ilane Cavalcante (IFRN), Jacques Gleise (Université de Montpellier), Avelino Neto (IFRN) e Julie Thomas (Université St Etienne). A partir de junho, a versão em português da coletânea estará disponível no formato E-book, pela Editora do IFRN.

A obra compõe duas coleções específicas: “Genre, Écoles et Sociétés”, dirigida pelo professor Jacques Gleyse, nas Edições L'Harmattan; e “Intercorporéité / Intercorporeidade”, dirigida pelo professor Eric Perera (Universidade de Montpellier) e por Avelino Neto, na Editora IFRN.

O artigo discute a relação entre a prática docente e a diversidade sexual no contexto da educação profissional e tecnológica e trata-se de um recorte da pesquisa “Corpo, Gênero e Sexualidade na Educação Profissional: cenários epistemológicos e subjetivos” (Edital Universal MCTIC/CNPq n.º28/ 2018), coordenado no IFPA pela professora Natália Cavalcanti (PROFEPT). O trabalho de TCC da estudante Natasha Nogueira, sob orientação das professoras Natália Cavalcanti e Kirla Anderson, se insere no âmbito dessa parceria interinstitucional.

O objetivo principal da pesquisa foi compreender a relação entre as práticas docentes e a abordagem da diversidade sexual em uma turma do curso de Eventos do Ensino Médio Integrado do Campus de Belém, composto por 20 alunos com idade entre 17 e 20 anos. “Para esse fim, observamos a organização do conteúdo (entendida como planejamento das aulas) e as estratégias de ensino realizadas pelos/as docentes, bem com as relações e interações humanas entre docentes e estudantes na sala de aula, em especial os LGBTQI+”, explicou a professora Natália Cavalcanti.

Clique AQUI e acesse a publicação.