Página inicial > Publicações > Bibliotecárias do campus Belém são aprovadas em Doutorado na UFPA

Bibliotecárias do campus Belém são aprovadas em Doutorado na UFPA

• Publicado: Segunda, 18 de Março de 2024, 16h59
  • Última atualização em Quarta, 20 de Março de 2024, 16h41

O campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) parabeniza as servidoras Adélia de Moraes Pinto, Doris Campos Mendonça e Gisela Fernanda Monteiro Danin, aprovadas no processo seletivo para o doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

As três aprovadas atuam no IFPA há mais de uma década e são bibliotecárias na Biblioteca Central do campus Belém, contribuindo para a difusão do conhecimento e formação de leitores na comunidade acadêmica.

A jornada rumo ao doutorado não foi apenas um desafio pessoal, mas também uma fonte de inspiração para colegas de trabalho e usuários da biblioteca. Muitos admiram a determinação e o comprometimento das três servidoras, que não apenas desempenham suas funções com excelência, mas também buscam constantemente se aprimorar e expandir seus horizontes intelectuais.

"A aprovação da Adélia, Gisela e Doris no doutorado é motivo de orgulho para toda a equipe da Biblioteca. Elas são um exemplo vivo de como é possível conciliar trabalho, estudo e família, e ainda assim alcançar grandes conquistas", comenta Mara Raiol, coordenadora da Biblioteca do campus Belém.

Para a bibliotecária Adélia Pinto, a conquista “é muito gratificante porque venho de um histórico familiar em que me tornarei a primeira doutora, então é uma realização pessoal e profissional”. Ela conta, também, que o processo seletivo foi muito disputado.

Foram 37 candidatos concorrendo às vagas do PPGCI. Na segunda etapa, que consistia em uma banca de entrevista formada por sete avaliadores, foram 33 candidatos. Na última fase, realizada por meio da análise do currículo, apenas 23 candidatos foram aprovados.

A história de conquista e superação também é dividida com as bibliotecárias Doris Campos e Gisela Monteiro. Doris, que é uma mãe atípica, explica que a aprovação é reflexo da dedicação e organização do tempo entre cuidar da família e estudar. “Ter tempo para me qualificar acadêmica e profissionalmente é fundamental e faz uma grande diferença em minha vida e dá ainda mais significado a tudo o que eu faço”, comenta.

Foram noites sem dormir. É uma responsabilidade imensa, pois teremos que cumprir com a produtividade, exigindo dedicação integral e exclusiva aos estudos, mas me sinto preparada para este desafio”, diz a bibliotecária Gisela Fernanda Monteiro Danin.

Além do impacto pessoal e profissional, a participação das três TAEs em programas de doutorado também promete trazer benefícios significativos para a instituição. Com sua expertise aprimorada e novos conhecimentos adquiridos, Adélia, Gisela e Doris estão preparadas para contribuir ainda mais para o crescimento e a excelência dos serviços oferecidos pela biblioteca do campus.

A aprovação no doutorado em Ciência da Informação das técnicas-administrativas Adélia, Gisela e Doris é mais do que uma conquista individual; é um testemunho do poder da determinação, do compromisso com a excelência e do valor da educação continuada. Seu exemplo inspirador certamente continuará a motivar não apenas seus colegas de trabalho, mas também todos aqueles que buscam realizar seus sonhos acadêmicos e profissionais.

SOBRE O PPGCI DA UFPA

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) se estrutura a partir da Área de Concentração “Gestão da Informação e Organização do Conhecimento” e de duas Linhas de Pesquisa: “Mediação e Uso da Informação” e “Organização da Informação”. O corpo docente é formado por dezesseis permanentes e cinco colaboradores.

O PPGCI objetiva a formação e capacitação de profissionais com perspectiva interdisciplinar e capacidade de reflexão crítica de teorias e práticas relacionadas à organização, mediação e uso da informação, em busca do desenvolvimento e aplicação do conhecimento.