Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Belém não para: servidores estão em ação para manter atividades

IFPA Campus Belém não para: servidores estão em ação para manter atividades

• Publicado: Segunda, 20 de Abril de 2020, 15h56
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 08h53

Desde o dia 19 de março, quando as atividades acadêmicas no Campus Belém foram suspensas por conta da pandemia do Coronavírus, a rotina no IFPA mudou. Mesmo sem a presença de alunos, técnicos e professores continuam atuando – a maior parte, de forma remota – para que a instituição não pare.

Alguns profissionais trabalham presencialmente no Campus, em esquema de rodízio, para não comprometer o andamento das atividades. O fato é que todos estão, de uma forma ou de outra, desempenhando suas funções, nas respectivas áreas, para minimizar os transtornos que o isolamento social está provocando.

O serviço de segurança e de limpeza das instalações do Campus, por exemplo, não pode ser interrompido. Assim como os lançamentos na folha salarial, os pagamentos aos fornecedores, o registro de notas e a atualização de matrículas. Assim também como emissão de portarias, produção e publicação de matérias, orientação médica e ambulatorial, além de assistência social, psicológica e pedagógica aos alunos.

Realizando pesquisas, redigindo artigos, coordenando projetos, preparando aulas, os professores, mesmo longe da sala de aula, também continuam produzindo. Por exemplo, professores da Química (Rogilson Porfirio, Marcelo Vilhena, Ramon Kleiton, Negrão Neto, Patricia da Luz, Claudio Wellington e Johny Oliveira) estão atuando nos laboratórios do IFPA, de forma voluntária, na conversão de álcool e fabricação de álcool em gel – uma parceria com instituições de Saúde. Em outra ação também voltada ao combate ao Covid-19, o professor de Mecânica Arildomá Peixoto e o técnico-administrativo Ivo Paes produziram viseiras de proteção doadas a hospitais de Belém e Marituba.

Outros professores tiveram artigos publicados em livro recém-lançado pela editora Paco editorial. A obra “Ensino, Pesquisa e Extensão nos Institutos Federais da Amazônia Legal” (https://www.pacolivros.com.br/ensino-pesquisa-e-extensao-nos-institutos-federais-da-amazonia-legal) reúne textos de profissionais de diversos IFs. O Instituto Federal do Pará, Campus Belém, está representado com dois artigos: “Experimentos curriculares na intersecção da educação básica e formação de professores”, da bibliotecária Adélia de Moraes Pinto e do professor Haroldo de Vasconcelos Bentes; e “Desconstruindo o treze de maio: apontamentos para discutir racismo e preconceito na sala de aula”, da professora Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, da mestranda Shirlene do Socorro Coelho Santos e da aluna de Licenciatura em Geografia, Diana Regina Carmo de Carvalho.

Já o professor de Química, Marcelo Henrique Vilhena da Silva, teve o artigo “Prospecção de Proteínas do Novo Coronavírus, COVID-19, e Potencial e Potencial da Bioinformática na Busca de Novas Drogas Promissoras” (https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/36008/20915), publicado na revista Cadernos de Prospecção, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O texto foi produzido em parceria com os professores Jefferson Santos Oliveira (UFMA) e Jefferson Almeida Rocha (UFMA) e com os alunos Ruan Sousa Bastos (mestrando da UFPA), Cassio Silva Sousa (UFMA) e Francisco das Chagas Alves Lima (UEPI).

Outro destaque foi a publicação do artigo "A atuação da Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana (CODEM): transformações, permanências e descontinuidades no planejamento urbano em Belém" (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692020000100212&lng=en&nrm=iso), do professor Tiago Veloso dos Santos. O trabalho, divulgado na Urbe - Revista Brasileira de Gestão Urbana, apresenta os resultados da pesquisa ligada ao projeto "Geografias e genealogias do planejamento urbano em Belém".

Todos os técnico-administrativos e professores, prosseguem – na medida do possível – realizando suas atividades para reduzir as adversidades impostas pela quarentena. São profissionais das mais diversas áreas que mostram seu comprometimento e responsabilidade com a instituição. Juntos, iremos superar todos os desafios.