Página inicial > Últimas Notícias > COLAÇÃO DE GRAU POR VIDEOCONFERÊNCIA: Campus Belém realizou primeira cerimônia online do IFPA

• Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 11h51
  • Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 12h00

Em cerimônia inédita no IFPA, o Campus Belém realizou, na última sexta-feira (28/8), outorga de grau por videoconferência. A solenidade contou com a presença do Reitor do IFPA, Cláudio Alex; do Diretor Geral do Campus Belém, Raimundo Otoni; do Diretor de Ensino, Laudemir Ferreira e dos coordenadores de cursos.

No período da manhã, os professores Ronaldo Cruz Braga, coordenador de Geografia; Marta Coutinho Caetano, representando a Coordenação de Pedagogia e Elienai Ferreira, coordenadora de Letras, acompanharam a formatura dos 30 alunos de seus respectivos cursos.

O Diretor Geral do Campus Belém, Raimundo Otoni, destacou o desafio em realizar a solenidade de forma remota, por conta da pandemia: “Apesar de todas as perdas, quando aproveito para me solidarizar com as pessoas que sofreram ou estão sofrendo com a doença, quero desejar muito sucesso aos formandos. Que sigam rumo aos novos projetos com ética, responsabilidade e muita saúde. Aguardamos vocês, no futuro, como professores do IFPA”.

Para o reitor do IFPA, Cláudio Alex, embora o momento seja delicado devido à situação de saúde no país e no mundo, a outorga merece comemoração. “Parabenizo os formandos, seus familiares – grande alicerce – e professores e técnicos, que estiveram juntos nessa caminhada. Essa vitória é de todos vocês e merece ser celebrada!”

Em seu discurso, o reitor ressaltou a importância do educador no atual contexto. “Como se já não bastassem todos os desafios que o papel do educador já prevê, hoje vocês entram no mercado de trabalho com outros obstáculos. Afinal, o trabalho do professor prevê uma relação de troca e, agora, mais do que nunca, isso precisa ser feito com a ajuda da tecnologia – assim como estamos fazendo nessa solenidade virtual”, afirmou. Segundo Cláudio Alex, os recém-formados estão capacitados para dar sua contribuição: “A educação é um tecido que é feito e refeito diariamente, com sua pluralidade de tramas e nós. Vocês estão prontos para a missão de se adequar aos novos tempos e minimizar as desigualdades. Sucesso nesse passo importante de uma jornada de aprendizado contínuo”.

À tarde, 14 formandos dos cursos de Licenciatura em Matemática, Química e Ciências Biológicas participaram da outorga, ao lado dos coordenadores Fábio Pacheco Estumano da Silva, de Ciências Biológicas; Gilvan Lira Souza, de Matemática e Cleber Silva e Silva, de Química.

Na segunda-feira, 31 de agosto,  foram realizadas mais duas cerimônias de formatura. Às 10 horas, receberam a outorga 18 alunos dos cursos de Engenharia de Controle de Automação, Engenharia de Materiais e Eletrotécnica Industrial, acompanhados dos coordenadores Rejane de Barros Araújo, de Engenharia de Controle e Automação, Luiz Gabriel da Silva Nascimento, de Engenharia de Materiais e André Cavalcanti do Nascimento, de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial.

Às 16 horas foi a vez dos 35 formandos em Sistemas de Telecomunicações, Gestão Pública e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Que também estiveram ao lado dos coordenadores Kleverton Robson da Silva Cordovil, de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pedro Carlos Refkalefsky Loureiro, de Tecnologia em Gestão Pública e Talisman Claudio de Queiroz Teixeira Junior, de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações

Apesar do distanciamento imposto pela pandemia do Coronavírus, familiares, amigos e professores dos formandos acompanharam a cerimônia pelas transmissões, ao vivo, no Facebook e Youtube. A tela pode até ter sido pequena, mas a alegria e a emoção de todos foram imensas. Ao todo, 97 formandos, de 12 cursos, estão prontos para o mercado de trabalho. Sucesso a todos!!!

Clique AQUI e confira a lista de todos os formandos.

Para quem perdeu os eventos virtuais e quiser rever as solenidades, basta clicar aqui