Página inicial > Publicações > Direção-Geral divulga edital do Índice de Vulnerabilidade Social - IVS 2023

Direção-Geral divulga edital do Índice de Vulnerabilidade Social - IVS 2023

• Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 18h51
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 13h09

A Direção-Geral do campus Belém divulgou, nesta quinta-feira (28), o edital  para inscrições e normas que regem a solicitação do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS). As inscrições estão abertas até dia 5 de outubro e podem ser realizadas por meio do SIGAA.

O Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) tem por objeto analisar a condição de vulnerabilidade social do (da) estudante com o objetivo de permitir a inscrição em editais de concessão de auxílios da assistência estudantil, conforme previstos pela Resolução nº 08/2020/CONSUP, e/ou editais destinados aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará que utilizem o IVS como critério de acesso exclusivo ou associado.

ACESSE AQUI O EDITAL DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Podem participar estudantes de cursos técnicos de nível médio e superiores de graduação com matrícula ativa que ainda não fizeram inscrição ou que estão com IVS inválido e, também, estudantes de outros anos que já possuem IVS Válido, aferido por ocasião da seleção de auxílios.

Em caso de dúvidas, fazer contato com a CAEST através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ir presencialmente no setor, localizado no Bloco P, sala 05.

O IVS pode ser solicitado por todo estudante matriculado em cursos do IFPA com renda per capita bruta de até um salário mínimo e meio, em situação de vulnerabilidade social que comprometa a sua condição de permanência e êxito no curso. O cálculo do IVS implica em análise documental e, se necessário, entrevista social e/ou visita domiciliar.

O Índice de Vulnerabilidade Social - IVS é uma expressão quantitativa de análise composta de variáveis que juntas caracterizam a situação de vulnerabilidade social do estudante. A Vulnerabilidade Social é apreendida como processos de exclusão, discriminação ou enfraquecimento dos grupos sociais e sua capacidade de reação, como situação decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivo-relacionais e de pertencimento social.

Acesse o edital e seus anexos:

EDITAL INSTITUCIONAL IVS 2023

Anexos Editáveis

ANEXO 1 - CRONOGRAMA (2ª Retificação)

ANEXO II COMPOSIÇÃO FAMILIAR EDITAL IVS 2023

ANEXO III DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA EDITAL IVS 2023

ANEXO IV DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (FAMÍLIA QUE RESIDE AGREGADA OU EM IMÓVEL CEDIDO) EDITAL IVS 2023

ANEXO V DECLARAÇÃO DE ESTUDANTE ORIUNDO DE OUTRA LOCALIDADE EDITAL IVS 2023

ANEXO VI DECLARAÇÃO DE PROFISSIONAL AUTÔNOMO OU INFORMAL EDITAL IVS 2023

ANEXO VII DECLARAÇÃO RECEBIMENTO DE PENSÃO ALIMENTICIA EDITAL IVS 2023

ANEXO VIII DECLARAÇÃO DE NÃO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA EDITAL IVS 2023

ANEXO IX - DECLARAÇÃO DE EXERCÍCIO DE ATIVIDADE RURAL E/OU PESCA ARTESANAL EDITAL IVS 2023